Qual é o seu caminho?
- Jonathan Pessoa

- 18 de abr.
- 3 min de leitura

Era alta a noite! Depois de terem comido e bebido à mesa com o Senhor, os discípulos se reuniram com Jesus para uma reunião de oração no Jardim do Getsêmani. Eles estiveram ali, em outras ocasiões, muitas vezes; porém, agora, ao que tudo indica, parecia que havia algo diferente. Tudo estava estranho! O Mestre parecia mais tenso e nervoso. Por esse motivo, embora cansados e com sono, naquela hora, os discípulos decidiram acompanhá-lo e não deixá-lo sozinho.
No meio do grupo, no entanto, uma ausência se denota. Alguém está faltando na reunião de oração! Trata-se de Judas que, no meio da ceia, decidiu abandonar o grupo e fazer, na opinião dele, uma outra coisa mais importante. Resolveu adotar um outro caminho para celebrar a Páscoa com Jesus.
Provavelmente inconformado com as atitudes de um Messias que se recusava a tomar e restaurar o Reino de Israel mesmo após ter sido recebido e aclamado como rei na cidade de Jerusalém por toda uma multidão, Judas então quis fazer um caminho mais curto para conseguir alcançar seus próprios objetivos. Em vez de recorrer à prática da oração e da intercessão, ele decidiu resolver a situação com a próprias mãos e assim vender Jesus para os guardas e sacerdotes do Templo por apenas 30 moedas de prata.
Além do dinheiro, é possível que Judas esperasse receber com isso algum tipo de vantagem, posição ou benefício da elite religiosa judaica. Mas, no fim, tal como a Bíblia registra, Judas acabou caminhando para sua própria desgraça e condenação. Depois de entregar o Cordeiro de Deus para a morte e sacrifício, ele experimentou a dor do remorso e a culpa da traição. Não conseguiu se levantar e terminou o seu caminho sozinho sem a ajuda de Deus e dos seus amigos.
Hoje, ao celebrarmos mais uma vez a Páscoa, assim como Judas também sofremos a mesma tentação: abandonar a Jesus e seguir os nossos próprios caminhos. Por isso, eu lhe pergunto: Por onde você anda? Qual é o caminho que você tem seguido? Por que você tem faltado às nossas reuniões de oração? Não é possível viver o amor de Deus sem passar pelo sofrimento da cruz. Não existe outro caminho além de Jesus!
Rev. Jonathan Pereira Lopes Pessoa.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
Isaías 52.13-53.1-12; Salmo 22; Hebreus 4.14-16; 5.7-9; João 18.1-19.42
ADORAÇÃO
Prelúdio;
Saudação;
Chamada à adoração;
Oficiante: Vós que temeis o Senhor, louvai-o;
Congregação: glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel (Salmo 22.23).
Cântico: “Seja louvado” (CTP66);
Oração de adoração;
Coral: “Remido”;
ORAÇÃO (Litania da Paixão)
Oficiante: Não vos comove isto a todos vós, que passais pelo caminho? Atendei e vede, se há dor como esta minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o Senhor no dia do furor da sua ira? (Lamentações 1.12)
Todos: Senhor, tem piedade de nós (Mateus 20.30)
Cântico: “Perdão, Senhor” (CTP44 - 1ªest);
Oração silenciosa e de confissão
Oficiante: Eu vim para vós como o menor entre vossos irmãos e irmãs; eu tive forme, e não me destes de comer; eu tive sede, e não me destes água a beber; eu estrangeiro e não me recebestes; nu, e não me destes o que vestir; doente e na prisão, e não visitastes. Todavia, vós preparastes a cruz para o vosso Salvador.
Cântico: “Perdão, Senhor”(CTP44 - 2ªest);
Oração silenciosa e de confissão;
Oficiante: Ó povo meu, ó igreja minha, no que vos tenho ofendido? Respondei-me. Eu vos tirei do poder do pecado e da morte, e vos dei libertação pelo batismo da água e do Espírito. Vós, porém preparastes a cruz para o vosso Salvador
Cântico: ““Perdão, Senhor”(CTP44 - 3ªest)
Oração silenciosa e de confissão;.
Oficiante: Eu vos enviei o Espírito da Verdade para vos guiar, e vós fechastes os corações ao Consolador. Eu orei para que todos sejam um no Pai e em mim, mas vós continuais a discutir a promover divisões entre vós. Eu vos enviei ao mundo para produzir fruto, mas vós lançastes sortes sobre minha túnica, e mundo para produzir fruto, mas vós lançastes sortes sobre minha túnica, e preparastes a cruz para o vosso Salvador
Todos: Senhor, tem piedade de nós (Mateus 20.30)
Cântico: “Perdão, Senhor”(CTP44 - 4ªest)
Oração silenciosa e de confissão;
Coral: “No Calvário pereceu”;
PALAVRA
Oração por iluminação;
Leitura e proclamação da Palavra;
Cântico: “Rude cruz” (CTP368);
ENVIO
Oficiante: Senhor Deus, como somos batizados na morte de Jesus, assim concede-nos a graça do arrependimento para que possamos passar pela morte, unidos com ele, nascer de novo para a vida eterna.
Oração de intercessão;
Oração Dominical;
Bênção apostólica;
Coral: “Que Deus erga os olhos”.




Comentários