Acaba logo!
- Jonathan Pessoa

- 27 de set.
- 2 min de leitura

Eram quase dez horas da noite. Após um dia difícil em busca de tratamento médico para um câncer recém-descoberto no esôfago, eu e o meu pai estávamos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no centro da cidade de Votorantim. Ainda em jejum e com uma sonda nasogástrica (SNG) pendurada pelo nariz, ele estava cansado de esperar pela triagem no acolhimento. De repente, exausto, sentado numa cadeira, ele me olhou e suspirou, dizendo: “Deus tem que acabar logo com este mundo, meu filho! Pois nele somente tem tratamento médico quem tem dinheiro!”
Não pude evitar! Aquele suspiro encheu meus olhos de lágrimas e o meu coração de dor. Meu pai, um homem simples e humilde, descobriu da pior forma possível o deus que, na verdade, governa e controla a vida das pessoas neste mundo: o dinheiro! Enquanto neste mundo quem tem dinheiro tem acesso à saúde, à educação, ao trabalho e à dignidade humana, quem não o tem padece às margens da sociedade, sentado nos cantos das ruas, das favelas e dos hospitais.
Por esse motivo, naquele momento, eu então me lembrei das sábias palavras do apóstolo Paulo dirigidas a Timóteo, jovem pastor da comunidade primitiva: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6.10).
Concordei com Paulo. Se o dinheiro governa o mundo, ele não deve, porém, controlar a vida e o coração do cristão. Todo crente que ama mais o dinheiro do que as pessoas não é digno do Reino de Deus. Toda a igreja que se curva e cede às pressões financeiras do nosso tempo não serve a Deus, mas apenas a si mesma.
Do mesmo modo, concordei também com meu pai. Jesus precisa vir logo! Pois Ele é o verdadeiro médico. Somente o Senhor pode acabar com o sofrimento. Apenas Cristo pode oferecer tanto a cura para o câncer quanto a cura para um coração que desviou da fé e vive em busca das riquezas desse mundo em detrimento das riquezas celestiais. Acaba logo, Senhor! Maranata, vem, Jesus!
Rev. Jonathan Pereira Lopes Pessoa
LITURGIA PARA O CULTO
26º Domingo no Tempo Comum
Jeremias 32.1-3,6-15; Salmo 91.1-6,14-16; 1 Timóteo 6.6-19; Lucas 16.19-31;
LITURGIA DE ENTRADA
Prelúdio:
Saudação;
Chamada à adoração:
Liturgista: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor:”
Todos: “Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.”
Liturgista: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.”
Todos: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei” (Salmo 91.1,2,14,15)
Cântico: “Santo! Santo! Santo!” (CTP34);
Oração de adoração;
Conjunto das crianças;
Chamada à confissão: 1 Timóteo 6.6-16;
Cântico: “Rocha eterna” (CTP158);
Oração de confissão de pecados;
Declaração de Perdão: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades” (Salmo 103.2-3).
Cânticos comunitários
Entrega dos dízimos e ofertas;
LITURGIA DA PALAVRA
Oração por iluminação;
Leitura e Proclamação da Palavra;
Cântico: “Sou forasteiro aqui” (CTP306);
ENVIO
Oração de Intercessão;
Bênção apostólica;
Amém Tríplice;
Poslúdio;




Comentários