Um novo caminho
- Jonathan Pessoa

- 3 de jan.
- 2 min de leitura

Jesus nasceu em Belém da Judeia nos dias do rei Herodes. Na oportunidade, guiados por uma estrela do Oriente, alguns magos foram visitá-lo. Quando viram o menino, cheios de alegria, eles se prostraram, adoraram e o presentearam com ouro, incenso e mirra.
No entanto, após o encontro com Jesus, algo estranho aconteceu. Os magos tiveram um sonho em que foram claramente advertidos para que não regressassem a Jerusalém na presença de Herodes, conforme o combinado.
No sonho, no caso, os visitantes foram orientados para que voltassem para casa por um outro caminho, isto é, por um caminho novo no qual provavelmente ainda não tinham passado.
À primeira vista, esse novo caminho pode ter parecido arriscado e difícil. Porém, no final, foi o mais seguro tanto para os magos quanto para a vida do próprio menino.
Não sei quanto a você, mas eu confesso que também tenho muitos sonhos na minha vida. Sempre sonho com a igreja, com o meu ministério e com os meus filhos.
Neste novo ano, aliás, assim como aconteceu com os magos, sonho que a igreja também ande por um outro caminho. Quero que ela não repita mais as falhas do passado, mas que siga em frente por novos lugares e desafios.
Desejo que a IPI Recomeçar não caia novamente nas mãos dos Herodes do nosso tempo, mas que obedeça às ordens do Santo Espírito. Pois, afinal de contas, recomeçar não significa repetir os erros que um dia já cometemos, mas sim deixar as coisas antigas para trás e prosseguir para o alvo, que é o próprio Jesus Cristo!
Para isso, é importante que você também não ande mais pelos mesmos caminhos que no ano anterior trilhou. O ano novo começou! Agora, na verdade, é hora de andar no caminho indicado pelo Senhor.
Rev. Jonathan Pereira Lopes Pessoa
LITURGIA PARA O CULTO
Epifania do Senhor
Isaías 60.1-6; Salmo 72.1-7,10-14; Efésios 3.1-14; Mateus 2.1-12.
LITURGIA DE ENTRADA
Saudação;
Chamada à adoração:
Dirigente: “Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes”;
Todos: “E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam” (Salmo 72.10-11);
Cântico: “O primeiro Natal” (CTP335)
Oração de adoração;
Cântico das crianças;
Chamada à confissão: Efésios 3.1-14
Oração silenciosa;
Oração de confissão
Declaração de perdão: “Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido. Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos indigentes” (Salmo 72.12-13).
Cântico comunitários;
LITURGIA DA PALAVRA
Oração por iluminação;
Proclamação da Palavra;
Cântico: “Ó linda estrela” (CTP355);
Entrega dos dízimos e ofertas;
LITURGIA DA MESA
Convite à Mesa do Senhor;
Oração de Ação de Graças;
Cântico: “Santa comunhão” (CTP252)
O Partir do Pão;
Palavras da Instituição;
Comunhão do Povo;
LITURGIA DE ENVIO
Agradecimentos e avisos;
Oração de intercessão;
Oração do Senhor;
Poslúdio;




Comentários